Skip to main content

CTNano/UFMG reforça liderança em inovação com nanomateriais no 11º Congresso Brasileiro de Carbono


04/11/2025


Categorias

O CTNano/UFMG – Unidade Embrapii – terá participação essencial durante o 11º Congresso Brasileiro de Carbono, a ser realizado pela Associação Brasileira de Carbono (ABCarb) entre os dias 5 e 7 de novembro, no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de ser um dos patrocinadores oficiais do evento, o CTNano/UFMG estará representado por meio de duas palestrantes, além das apresentações de 17 projetos desenvolvidos na unidade no formato de e-posteres.

A vice-coordenadora do CTNano/UFMG, Glaura Goulart Silva, ministra a palestra “Apoio à inovação industrial em Nanotecnologia e Materiais Avançados através da Unidade EMBRAPII CTNano/UFMG”, enquanto a professora e pesquisadora Cláudia Karina Barbosa de Vasconcelos (IPol Nanotecnologia, spin-off do CTNano) aborda o tema “Do Laboratório à Indústria: Nanotecnologia impulsionando o desempenho dos polímeros”, ambas na quarta, 5.

Já os projetos a serem apresentados em formato de e-poster por alunos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) abordam o desenvolvimento, caracterização e aplicação de nanomateriais de carbono e outros compostos avançados como óxidos e biopolímeros em áreas como cimento, revestimentos anticorrosivos, baterias, borrachas, polímeros e reciclagem, com foco em sustentabilidade, desempenho elétrico e mecânico e inovação tecnológica em materiais e dispositivos, todos desenvolvidos no CTNano/UFMG, também na quarta.

“Trabalhamos intensamente há quase 15 anos em tecnologias com nanomateriais de carbono e a Unidade Embrapii associada ao centro estará participando ativamente do evento, apresentando as oportunidades de cofinanciamento para projetos de PD&I com nanomateriais e materiais avançados de carbono”, comenta Glaura Silva. Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas em https://abcarb.org.br/11congresso/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *